Saiba Como Evitar Entupimentos de Esgoto

Tempo de leitura: 7 minutos

Saiba Como Evitar Entupimentos de Esgoto

Ao menor sinal de entupimentos em casa, é normal haver pânico e a preocupação do que está ocorrendo e como se livrar desse contratempo imenso e as vezes constante. Entupimentos não acontecem do dia para noite, mas são o resultado de situações que acontecem dia após dia por anos, até haver a total obstrução e uma grande dor de cabeça para os moradores.

Saiba Como Evitar Entupimentos de Esgoto

A maioria dos entupimentos são causados por ação humana e totalmente controlados e passíveis de solução, porém se não houver cuidados desde a instalação do esgoto e principalmente no seu uso, os entupimentos tornam-se constantes e a falta de manutenção pode causar uma infinidade de problemas a longo prazo na rede e até para saúde dos moradores.

Neste artigo, falaremos sobre quais os maiores motivos de entupimentos e como evitá-los, além de super dicas de como desentupir tubulações de maneira caseira e os benefícios de uma boa desentupidora no bairro, nos casos mais graves.

Os problemas que entupimentos podem causar

Entupimentos nas tubulações de esgoto são um dos maiores transtornos que moradores de casas residenciais podem ter. Além de ser um problema que afeta condomínios e outras moradias e edificações, a prevalência é muito maior em residências, já que prédios possuem, em geral, manutenção preventiva e regular das tubulações.

Os problemas que entupimentos podem causar

O sistema da rede de esgoto no Brasil é bastante complexa, porém o tratamento da água é baixo, o que acaba não abrindo condições para que nenhum tipo de lixo seja descartado por ela sem trazer problemas tanto para o encanamento quanto para rede pública e meio ambiente.

Papel higiênico, absorventes, fio dental e restos de sabonetes por exemplo, são itens que muitas pessoas descartam no vaso sanitário do banheiro e não leva em conta que pode comprometer o encanamento a médio e longo prazo. 

Já na cozinha, restos de alimentos e óleo usado, também geram entupimentos graves, especialmente o óleo que pode contaminar a água e oferecer riscos para o meio ambiente.

Como Desentupir Canos de Esgoto com a Mão

Desentupimento Canos de Esgoto

Desentupimento Canos de Esgoto Desentupimento Canos de Esgoto , sabemos o quanto é incomodo ter uma Canos de Esgoto entupido, ralo, …
Leia Mais
hidrojateamento esgoto

Hidrojateamento Esgoto

Hidrojateamento Esgoto, Saiba Tudo Segundo a Sabesp, o entupimento de esgoto é um dos grandes problemas de obstruções na rede, …
Leia Mais
DICASSIMPLESPARAEVITARENTUPIMENTODEESGOTO

7 Dicas Simples Para Evitar Entupimento de Esgoto em Casa

7 DICAS SIMPLES PARA EVITAR ENTUPIMENTO DE ESGOTO Odor fétido, descarga que não desce e ralos que voltam a água …
Leia Mais

Os primeiros sinais de entupimento são bem claros, como por exemplo, a água que sobe além do nível normal a cada descarga ou a água que não escoa pelos ralos. Quando o entupimento é total, a água sobe e sai do vaso, além dos ralos transbordarem e até a água voltar por todos encanamentos. Nesses casos graves, a única medida indicada é a solicitação de uma Desentupidora no bairro, pois possui equipamentos e profissionais capacitados para fazer a desobstrução.

Sempre é recomendável que lixo do banheiro seja jogado no lixo comum e mesmo sabonete e cremes, devem ser evitados de ter o descarte no vaso ou ralos, pois com o tempo podem criar gordura que favorece entupimentos. 

Quanto ao lixo produzido na cozinha, a recomendação é que restos de alimentos tenham o descarte no lixo orgânico e o óleo usado, descartado em garrafas pet e entregues em postos de coleta, que saberão eliminá-lo sem agredir o meio ambiente. 

Além dos entupimentos comuns conhecidos, existem também outras situações que podem favorecer entupimentos, e muitas vezes, podem ser evitados com uma instalação correta ou o uso de equipamentos e produtos que combatem entupimentos. 

Entupimento por gordura de cozinha

Como foi dito no tópico anterior, a gordura de cozinha é um dos maiores causadores de entupimentos de esgoto, pois seu descarte além de errado compromete o meio ambiente e contamina a água.

Entupimento por gordura de cozinha

O óleo de cozinha depois de usado, forma uma gordura espessa que dentro das tubulações, pode com o tempo endurecer e dificultar a passagem da água, a ponto de bloquear por completo a água a longo prazo.

O indicado é que o óleo de cozinha usado, seja descartado em garrafas pet e entregue em postos de coleta que podem tanto dar o destino correto desse detrito, até usá-lo para fabricação de sabão caseiro e produtos de limpeza. 

Quando não há postos de coleta na cidade, o morador pode optar pela instalação de uma caixa de gordura, um dispositivo que é adicionado entre o encanamento da cozinha e esgoto, que retém apenas o lixo e óleo usado e permite que a água passe por completo sem comprometimento e contaminação.

A alternativa é eficiente, mas é preciso que a caixa de gordura esteja sempre limpa para que sua utilização ocorra dentro do esperado. No mercado, é possível encontrar vários tipos e tamanhos de caixa de gordura e para uma limpeza correta, solicite orçamento de uma Desentupidora no Bairro, que irá orientar e manter a caixa de gordura sempre limpa e segura.

Entupimento por encanamento irregular

O encanamento instalado de forma irregular, também pode apresentar falhas em sua ação de escoamento e começar a dar problemas. Encanamentos clandestinos, geralmente são colocados em locais e de forma errada, comprometendo até mesmo encanamentos regulares.

Entupimento por encanamento irregular

Outro tipo de Encanamento irregular muito comum, é quando o cano da água da chuva e do esgoto são o mesmo e isso é ilegal. A utilização de um tipo de cano que não seja compatível com o correto para esgoto, é uma maneira de garantir problemas futuros com entupimentos.

Sobrecarregar o esgoto com a água da chuva também é considerado uma atitude irregular. Em São Paulo por exemplo, o decreto 5.916/75, classifica que o esgoto deve escoar a água do vaso sanitário, pias, chuveiros e ralos internos além do tanque e a tubulação pluvial recebe a água da chuva que vem de calhas e ralos externos e é de responsabilidade da prefeitura e ter uma saída a parte.  

Dicas para evitar entupimentos

A super dica deste artigo é: Jogue o lixo no lixo e jamais na rede coletora de esgoto e tenha certeza que a instalação do esgoto da residência está correta. É possível evitar entupimentos e problemas que podem, inclusive, comprometer a saúde de toda família. Além disso:

  • Limpe sempre os ralos e a lavanderia, não deixando que nenhum detrito entre na rede de esgoto;
  • Recicle o lixo, especialmente o óleo de cozinha;
  • Certifique-se que o encanamento de esgoto e pluvial são distintos;
  • Mantenha a caixa de gordura sempre limpa e solicite desentupidora para esse serviço.

Solicite uma visita de uma Desentupidora

Nos casos mais graves de entupimento total, não use nenhum tipo de produto caseiro ou químico e solicite a visita de uma Desentupidora no Bairro que irá garantir a total desobstrução, usando equipamentos de alta capacidade e tecnologia, além de profissionais treinados e experientes.

Serviço de limpeza e desobstrução, com qualidade, agilidade e respeito aos moradores, além de valores acessíveis que não comprometa seu orçamento. Acesse e confira!

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário e dúvidas, e confira mais artigos sobre desentupimentos aqui no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *